O Amor Valoriza
Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo. Mateus 3:17
Valorizar é simplesmente fazer o que Deus fez por Seu Filho no rio Jordão, falando palavras de sincero apreço. Em outras palavras, fazer um elogio. Há poder nisso.
As pessoas que recebem um elogio se sentem bem. Seu respeito próprio cresce e milagres podem ocorrer. Um desses milagres foi Charlie Blake.
Charlie era conhecido como “o homem mais doente na Bretanha”. Não fazia nada o dia inteiro, além de ficar sentado numa cadeira. Poucas vezes se mexia e nunca falava. Um empregado chamou-o de “Sr. Zero”. Charlie não havia proferido uma única palavra em 30 anos.
A essa altura, a Dra. Irene Kassorla decidiu testar o poder da valorização. Visitava-o todos os dias e recompensava qualquer movimento ou som com uma palavra positiva de apreço. Ela dizia coisas do tipo: “Muito bom, Sr. Blake” ou “Gosto do som que o senhor está emitindo”. Depois de 31 dias, Charlie estava falando, lendo jornal e respondendo a perguntas.
A Dra. Irene tem usado muitas vezes o poder do elogio para provocar mudanças positivas na vida de crianças autistas e esquizofrênicas. Ela garante que sua ferramenta mais valiosa é o elogio.
Sobre seu uso da apreciação, diz a Dra. Irene: “Os resultados têm sido tão notáveis que um observador menos atento poderia perguntar se estive administrando uma nova e potente droga. Mas minha ‘droga’ muitas vezes não foi mais do que dizer palavras simpáticas de apreço.”
Palavras simpáticas de apreço. Não precisamos ter um título de doutorado para usá-las. Qualquer pessoa pode aprender a dizer palavras que valorizem os outros.
Se o sorriso de alguém lhe ilumina o coração, diga-o à pessoa. Se lhe fez bem ouvir o sermão do pastor, diga isso a ele. Se recebeu ajuda de um amigo, externe seu apreço. Se alguém cantou ou tocou bem, escreva-lhe uma frase para expressar o que você sentiu.
Ellen White diz o seguinte: “Palavras bondosas, olhares de simpatia, expressões de apreciação, seriam para muitas pessoas lutadoras e solitárias como um copo de água fria a uma alma sedenta” (O Maior Discurso de Cristo, p. 23).
Sendo Amigos
Com que frequência tem você retido um elogio a um amigo que precisa de palavras bondosas e simpáticas? A quem você poderia elogiar hoje?